Em Qualquer Cidade de Minas Gerais

Em Qualquer Cidade de Minas Gerais

Sempre tive vontade de registrar o meu dia a dia.Na adolescência, babava de inveja , ao ver colegas que tinham um diário.Ali escreviam seus sonhos, as mágoas , o 1º beijo e tal...Tínhamos uma situação financeira e econômica muito instável e não havia a menor possibilidade de comprar um caderno bem bonito, especial e escrito na capa MEU DIARIO. E assim , a adolescência acabou, veio a vida adulta , a super adulta e enfim cheguei na 3ª idade sem nunca ter realizado esse sonho idiota para alguns , terapia para outros e para muitos como eu ,que ainda tenham a insistência e a teimosia em alimentar a criança existente em nós . Então veio a idéia de criar um blog em que pudesse registrar o cotidiano de uma senhora idosa , sem culpas ou medo do ridículo .Hoje é bem melhor porque a gente escreve para o vento, pra gente mesmo.Totalmente irresponsável e sem compromisso de agradar ou não.Simplesmente pelo prazer de falar do seu dia a dia vivido em qualquer cidade de Minas Gerais ou qualquer espaço físico vivenciado por mim.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Uma Manhã do Ano de 1993


Hoje reli um escrito feito no ano de 1993 .Achei interessante e vou posta-lo aqui.


QUALQUER DIA DO ANO DE 1993



Rapidamente me levantei para atender o telefone .Fiquei indecisa sem saber ao certo onde me encontrava.Com a lentidão dos que acordam de um sono muito profundo e prazeiroso, automaticamente falei: “Alô...” “Você não vai?” Perguntou uma voz feminina.Meia sonâmbula, sem entender direito o que ou quem era, respondi: “Aonde...?”. A voz se tornou mais alta, enérgica, brincalhona respondendo: “Acorde! Temos de andar “. Só ai reconheci a voz e ela continuou, “ei! Se localiza.Estamos em Valadares, no ano de 1993 e são seis horas da manhã.Temos de andar, nadar, nos movimentar, esqueceu? Estamos caminhando para a 3ª idade.Olha a osteoporose!” E m segundos fiquei bem desperta e me esforçando forte pra não ficar mal humorada e apelando pro meu passado genético de humano civilizado, respondi: “ Hoje não será possível...tenho alguns compromissos...aproveite bastante,ta?”.
Voltei pra cama e tentei redormir.Porém, o estrago já tinha sido feito.A sugestão clara da minha caminhada para a 3ªidade ficou ecoando nos meus ouvidos.Por que diabos teríamos de ir para a tal 3ª idade?Tentei me lembrar e fixar na memória de pessoas altamente comentadas como maravilhosas por defenderem a beleza natural deste período, da sabedoria adquirida e como era bom chegar aos 60, 70 e 80 anos , com visão tão bonita de vida.Algumas eram até mais enaltecidas por desprezarem cirurgia plástica ou, segundo elas, vaidades fúteis que apagassem os registros(rugas) faciais de suas belas e construtivas vivências.Isto sim é que era modelo de mulheres fortes,nível intelectual elevado, tal tal...
O que será que acontecia comigo? Afinal SÓ tenho(este só é comparado aos 60..., 70..., e 80) 53 anos.Uma pontinha de inveja da tranqüilidade destas maravilhosas senhoras, começou a crescer.
Como seria bom, sereno, tranqüilo se eu não tivesse vaidades ¨tolas¨, tipo sonhar com plástica, viver me exercitando para tentar manter músculos mais rígidos...! Que paz seria não ter de ficar toda noite, na maior mão de obra, usando cremes ¨milagrosos¨, na esperança de amanhecer mais jovem! Ah! Que bom seria me preocupar apenas com o tanto de sabedoria e encarar os meus registros corporais deixados pelo tempo, como se fossem lindos diplomas expostos dos vários cursos de vida.Imagine a glória,pudesse eu, desprezar com galhardia e superioridade o estar ficando velha.Então ..., deixaria meus cabelos ficarem brancos,terminando de vez com o martírio das pinturas.Alguém já imaginou a loucura que fica um banheiro, pertencente a mulher sem poder aquisitivo de pagar tingimento capilar num salão de cabelereiro? Se puder ter pelo menos noção, entenderá porque eu carregaria com heroísmo a bandeira do saber envelhecer e do respeito a natureza no seu determinismo humano obedecendo as fases nascer,crescer e morrer.
É..., tem hora que fico pensando, se não estarei é sendo influenciada pela mídia no enaltecimento a juventude.É difícil ficar imune aos Outdoors imensos com jovens belíssimas, TV apresentando mulheres estonteantes ( sempre jovens) associadas a produtos de consumo. O pior é a constatação do grande sucesso de tais produtos, provando a preferência de todos, pelas mulheres saídas da adolescência.
E o que acontece? A gente passa a consumir porque associamos o produto oferecido a beleza e a mocidade e, mesmo com conhecimento das finalidades propagandísticas,gostamos de nos iludir ao consumi-lo, na esperança que,sabemos falsa, estaremos de alguma forma , ligadas a jovialidade.
Pensando tudo isto, comecei a imaginar que bem que poderia haver um meio em que fosse dado uma ordem a todas as células humanas para quando chegassem a um determinado ponto, se estabilizassem.A partir daí, não poderiam mais envelhecer.Uma vez o Chico Anísio,comediante de TV, fez um comentário sobre este assunto que não pude deixar de aplaudir entusíasticamente. S egundo ele, a vida poderia começar com você nascendo bem velho.A seguir iria rejuvenescendo em etapas.De bem velho chegaria a meia idade, daí a adulto, jovem, adolescente, criança e quando chegasse a bebê, desapareceria.Não seria interessante?
Acho sensacional algo assim.Sem desesperos ou sofrimentos.Não que não admire mulheres lutando contra o tempo.É claro que sim.A Jane Fonda, atriz famosa,por exemplo, me fascina pela sua luta.O problema é a sua ¨luta¨.Luta aqui quer dizer: 2 horas de aeróbica(incluindo 1 hora de natação), 1 hora pra caminhar,1 hora de musculação na academia, 1 hora de massagista e visitas assíduas ao médico geriátrico.Tirando o médico geriátrico, o restante é diário.Ah! Segundo alguns , os exercícios pra valer mesmo devem ser feitos a partir das 5 horas da manhã.Não sei bem o porque de se exercitar tão cedo.Creio nunca suportar tal desespero.O máximo que consigo é me exercitar 1 a 2 vezes por semana bem amargurada e mal humorada.Isto porque o meu relógio biológico me aponta A NOITE, como melhor horário para qualquer tipo de atividade ou produção com algum sucesso.De formas que levantar cedo pra mim, se assemelha a alguma invenção sofisticada do Marquês de Sade.
A melhor solução mesmo, seria não precisar de nada disto.A gente poderia continuar estabilizada a partir dos 30 anos.Fez 30 anos, pronto.O corpo continuaria saudável, sem ameaças de osteoporose, reumatismos,perda da memória ou qualquer tipo de doença da última idade.Com certeza não haveria o perigo de ser acordada as 6 horas da manhã para ser lembrada de se exercitar,se movimentar o mais que puder.Poderá até optar em não ir, como fiz,porém, estará de modo veloz perdendo a luta contra a Lei Orgânica da Gravidade, isto é, flacidez mais rápida, pelancas caindo, órgãos internos cansados, enfim , toda você cada vez mais inclinada, atraída para o solo.Triste, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário