Em Qualquer Cidade de Minas Gerais

Em Qualquer Cidade de Minas Gerais

Sempre tive vontade de registrar o meu dia a dia.Na adolescência, babava de inveja , ao ver colegas que tinham um diário.Ali escreviam seus sonhos, as mágoas , o 1º beijo e tal...Tínhamos uma situação financeira e econômica muito instável e não havia a menor possibilidade de comprar um caderno bem bonito, especial e escrito na capa MEU DIARIO. E assim , a adolescência acabou, veio a vida adulta , a super adulta e enfim cheguei na 3ª idade sem nunca ter realizado esse sonho idiota para alguns , terapia para outros e para muitos como eu ,que ainda tenham a insistência e a teimosia em alimentar a criança existente em nós . Então veio a idéia de criar um blog em que pudesse registrar o cotidiano de uma senhora idosa , sem culpas ou medo do ridículo .Hoje é bem melhor porque a gente escreve para o vento, pra gente mesmo.Totalmente irresponsável e sem compromisso de agradar ou não.Simplesmente pelo prazer de falar do seu dia a dia vivido em qualquer cidade de Minas Gerais ou qualquer espaço físico vivenciado por mim.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ACEITE MEU AMOR(Autora:Julia)


Amiga do meu coração,me atrevi mesmo sem o seu consentimento,em postar esse texto que parece tanto com o tanto de amor em vc pra doar.Muita Paz.

Aceite meu amor

Como tudo que é vivo Daqui ou ali
Nesse momento, hoje ou amanhã.
Enquanto é tempo
Antes que a vida acabe
Nunca é tarde
Me aceite assim como eu sou
Sou mais do que tenho
Abrace-me, que te darei minha energia.
Seremos dois em um
Me dê sua mão, nossos chacras se unirão.
Sentirás meu coração
A pulsar hoje e sempre
Até onde vai dar o firmamento
Inclusive em pensamento
Seremos um do outro o suporte
Até a nossa morte
Me aceite, me abrace...
Deixe-me aquecer-te
Temos um longo caminho a percorrer
Tudo devagarinho, conquistando dia a dia.
Isso não é Paixão, que é intensa, mas em pouco tempo explode, acabando com tudo. E nos deixa sem chão com muita tristeza no coração.
O que eu estou te propondo é AMOR!
Amor, calmo, sereno e paciente.
Nunca esquecendo de ser também caliente.
Mas com um companheirismo permanente.
Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar.
Como é fácil me AMAR...

Julia...01/06/2011

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SERÁ QUE VALE A TENTATIVA?



SERÁ QUE VALE MESMO TENTAR?

Minha rotina matinal estava maravilhosa.Sem obrigações de obedecer horários, cada manhã , passou a ser prenúncio de delicias.Fazia minhas orações, café super gostoso pra mim e fatia de queijo frescal pra Dolly. Ligava a TV pra esperar a Ana Maria Braga com suas novidades culinárias. Em seguida tomava um delicioso banho.Daí,descia com a Dolly e dava 2 voltas ao redor do prédio onde moro.Voltava e arrumava casa, lavava alguma peça de roupa e me encantava com meus crochês e tricôs.VIDA DE SONHO...
Como disse acima, ESTAVA.O médico me fez prometer de sair de qualquer forma, e andar 40 minutos.Tentei me informar com ele mesmo se o tanto de exercício praticado, natação e tal,na minha juventude, se não poderiam ser cumulativos, isto é, se praticou muito esporte enquanto jovem, estaria livre na velhice.Ele disse não após me mostrar onde estava meu colesterol, pressão alta e outros.Segundo ele,era necessário evitar medicação química se houvesse como reverter o quadro só com alimentação adequada e exercícios fisicos.Daí, já vou dormir preocupada de que tenho de descer ficar rodando o prédio durante todo esse tempo com a Dolly, pois segundo a veterinária, a Dolly também está obesa.Olha só que tormento.Isto é que chamo de mudanças de hábitos.
Mudanças de hábitos pra quem acaba de sair de uma crise de síndrome do pânico..., tem verdadeiro horror de andar... e o único esporte praticado desde a adolescência foi a natação.Até pouco tempo praticava todas as modalidades de natação e fui proibida devido a manchas senis(mancha de velhice) em todo o rosto e por mais que ponha cremes e filtro solar bem forte, as manchas se destacam (mesmo sem sol.Apenas com a luminosidade da piscina), dando a aparência de um palhaço, isto é, manchas pretas ao redor dos olhos e testa.Enfim, tive de parar de nadar.
Parar de nadar foi terrível, pois aumentei de peso,comecei a evitar de sair e a partir daí, tudo veio abaixo.Se não fosse a ajuda dos amigos, não sei como teria superado esse período.
De uma coisa estou tendo mais certeza,é a de nos preparamos, nos cuidarmos, fazermos todo o possivel para ficar muito bem na 3ºª idade.Mudamos até de hábitos para que assim seja.Para que? Para morrermos saudáveis?!...Já sei, já sei...tudo para entrar na tal de qualidade de vida.Envelhece, morre,mas com saúde.Isto inclui muitos exercícios tipo andar,andar e andar.Alimentação? Tudo que for contra aquilo que foi criada.De preferência,pão DIET, arroz integral (aquele que não tem gosto de nada), carnes de frango ou peixe.Vermelhas? Nem pensar.(sou apaixonada por churrasco).Justamente por ter sido criada comendo peixe diariamente, (naquela época, era o mais barato), desenvolvi um sabor acentuado por carne vermelha.Salada? Era a entrada.O tipo de pensamento era: “1º o ruim pra agradar a mamâe , e depois o bom.”
Exercício? Só mesmo natação.Afinal nasci no litoral.Quando perdi 3 amigas ANDANDO, seguindo a risca os mandatos médicos,fiquei muito confusa.
Tudo bem, tudo bem...é fato comprovado que a tal mudança de hábitos alimentares , exercícios corporais alongaram bem a vida dos brasileiros.A espectativa de vida aqui, era de aproximadamente 60 anos.Atualmente chega quase a 80 anos.Porém, entra ai uma série de fatores como etnia,clima,etc.É uma conclusão um pouco primária,mas meus ancestrais maternos morreram com mais de 80 anos e com alimentação feita na base da gordura e carne de porco, muita farinha de trigo, mandioca e de milho e claro, muita verdura da horta obrigatória no quintal.
Enfim , vou tentar substituir os momentos prazerosos matinais, por ANDAR , ANDAR E ANDAR por 40 minutos initerruptos e diários.Banir tudo aquilo que proporciona prazer gustativo, ou seja,casadinhos,sequilhos de coco, bicoitinhos de povilho, tortas de chocolate, lasanhas, pizzas ,costelinhas de porco, rabada com batatas e retirar da minha agenda nos finais de semana, almoços em churrascarias.É uma vida com alto teor de VEGETATIVA.Será que vale a pena aos 71 anos?
PAZ PRA TODOS.