Em Qualquer Cidade de Minas Gerais

Em Qualquer Cidade de Minas Gerais

Sempre tive vontade de registrar o meu dia a dia.Na adolescência, babava de inveja , ao ver colegas que tinham um diário.Ali escreviam seus sonhos, as mágoas , o 1º beijo e tal...Tínhamos uma situação financeira e econômica muito instável e não havia a menor possibilidade de comprar um caderno bem bonito, especial e escrito na capa MEU DIARIO. E assim , a adolescência acabou, veio a vida adulta , a super adulta e enfim cheguei na 3ª idade sem nunca ter realizado esse sonho idiota para alguns , terapia para outros e para muitos como eu ,que ainda tenham a insistência e a teimosia em alimentar a criança existente em nós . Então veio a idéia de criar um blog em que pudesse registrar o cotidiano de uma senhora idosa , sem culpas ou medo do ridículo .Hoje é bem melhor porque a gente escreve para o vento, pra gente mesmo.Totalmente irresponsável e sem compromisso de agradar ou não.Simplesmente pelo prazer de falar do seu dia a dia vivido em qualquer cidade de Minas Gerais ou qualquer espaço físico vivenciado por mim.

sábado, 25 de junho de 2011

O BEM QUE FAZ IMAGENS BONITAS!



Quer aliviar as tensões? Olhe algo criativo como pinturas, por exemplo.Dê um pulo aquiKICLE AQUI e verá ruas misteriosas e românticas pintadas pelo Peter Motz e outros no blog da Miuíka.O que estou postando é do blog dela.É do Gabriel Caleffi.QUER IR LÁ?http://miuikablogspotcom.blogspot.com/search/label/Pinturas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

SAUDOSO CINEMA POLITEAMA


CINEMA POLITEAMA.

Atualmente o antigo Politeama se transformou no cinema santa Cecilia e hoje pertence a uma igreja evangelica, conforme foto.



Lá pelos idos de 1945, O cinema Politeama ficava localizado no centro de Vitória ES,numa esquina em que um lado dava pra Av. da Republica e o outro lado para o Parque Moscoso.Parecia mais um grande barracão de tábuas, instalado em toda a esquina, dando a entender que logo entraria em obras de construção.Coisa que nunca aconteceu, ou por outra,as tábuas não foram retiradas e, em seu lugar surgira outro Politeama.Pouco antes de sair de Vitória para sempre,o cinema tinha sido derrubado e em seu lugar surgiu um edifício de tantos andares e no térreo, o novo cinema Santa Cecília.Atualmente, funciona uma igreja protestante.
Mas naquele tempo, era um local freqüentado por todas as camadas sociais.Aos domingos, as matines ficavam lotadas de crianças e adolescentes.Seu interior possuía filas de cadeiras de madeiras sobre um piso de terra(se não me falha a memória), e uma imensa tela sobre um palco, coberto por uma cortina vermelha.Atrás do palco com a cortina, ficavam os bastidores do cinema.Mesas muito compridas com material de marcineiro e latas de tintas.Ali eram pintados os imensos quadros com as chamadas de publicidade para os filmes a serem apresentados.Hoje fico imaginando do homem responsável por tal trabalho ser um artista,pois transformava os pequenos retratos recebidos em forma de folhetos, em grandes painéis publicitários.Esse imenso espaço atrás do cinema, era limitado por uma porta, que dava continuidade para uma casa residencial.
Nessa casa, morava uma amiga da minha mãe de nome Ocarlina,casada com Sr.Pedro e mãe do Delmar e Dalton.Suas irmãs,Ninita pouco mais velha que eu, Dorotéia e Dionei, ambas já moças, também moravam na casa.A função das irmãs era limpar o cinema após os filmes exibidos à noite ou nos matinés ao domingo.Dona Ocarlina, na minha visão atual, uma grande guerreira, pois seu marido com doenças mentais,talvez não pudesse ajudar em nada na manutenção da família e ela trocava o aluguel da casa onde morava, pela manutenção da limpeza do espaço de filmagens.Costurava pra fora e tentava educar seus filhos de forma digna e saudável além de cuidar permanentemente do marido doente.
Assim, éramos 4 crianças brincando no naquele espaço, enquanto as irmãs faziam a limpeza.Procurávámos os papéis de bom-bons brilhantes no lixo retirado e depois brincávamos de joalheria após ter confeccionado muitos anéis e pulseiras com o material flexível de alumínio dos papéis que envolviam os bom-bons.Tínhamos anéis de ouro, brilhantes, prata e tal.Como a porta de entrada da casa era justamente ao lado da bilheteria do cinema, a gente expunha nosso tesouro, e entrava em euforia quando alguém parava pra ver nossas exposições.Como a Ninita pertencia á família de espanhóis, a organização era levada a sério.Me lembro que os lençóis da cama das nossas bonecas eram de lenços lavados e passados a ferro.Era uma delicia o nosso mundo do “faz de conta”.
De repente, dona Ocarlina expandiu seus ganhos financeiros ao montar uma pensão na mesma Av.Republica e então, ela ficava dividida entre as responsabilidades da sala de filmagens e sua pensão repleta de hóspedes.
Não sei como não virei artista de circo ou parque de diversões, por influência dos artistas que se hospedavam na pensão da Dona Ocarlina.Nesse momento de transição me vi em situação que se tornaria um verdadeiro trauma futuro.O sobrinho da dona Ocarlina, muito brincalhão,resolveu colocar uma horrenda mascara de palhaço e sair atrás de mim.Corri desesperada da pensão até o Politeama e ele atrás de mim.Lá, com mil labirintos que eu já conhecia, corri para as irmãs que faziam a limpeza e quase desmaiando me abracei à elas.Embora entre muitas gargalhadas,ele levou muitas cabadas de vassouras.Eu? Nunca mais pude me livrar de um intenso arrepio quando vejo um palhaço de teatro ou circo.
Mas o que me surpreende, é como vivenciei tantos conhecimentos, bem básicos é verdade, sobre o universo das artes, tais como a música, o teatro, o cinema e também literatura. VÁRIOS FILMES DE SUCESSO, SERIADOS, COMÉDIAS, SEMPRE VIA EM 1ª MÃO.COMO?
No palco da tela, havia 3 camadas ou vãos seguindo a altura do palco, bem altas e verticais.No primeiro vão,era bem próximo ao auditório, o 2º vão era mais atrás e era ai que a dona Ocarlina punha bancos,panos no chão e em total silencio, pra que ninguém soubesse, assistíamos os filmes meio de lado, mas com total visãO e sem pagar nada.Mamãe trazia amendoim torrado e pipocas feitas em casa e assim, de um lado, ficava o homem artista que tinha feito as propagandas, seus amigos, e do outro lado, o lado direito do palco, as crianças e mulheres.To me lembrando agora, do filme que mais influenciou minha mãe.Foi “ A GRANDE VALSA”, DO STRAUS.No outro dia, após ter assistido o filme, minha mãe arrumava a casa imitando a voz cantante da personagem.Pra nós, minha mãe e eu, era como se estívessemos num outro planeta.Foram descobertas mil, que recebemos através da dona Ocarlina.
Como sua pensão hospedava todos os artistas de circo ou de parques,ganhava bilhetes para assistir os espetáculos.Me lembro que já estava na escola e levava as colegas comigo, graças a Dona Ocarlina. Eu era olhada com admiração por estar tão chegada aos astros dos espetáculos e ter bilhetes gratuitos.Ela e minha mãe foram amigas durante muitos e muitos anos.Ela se desligou do cinema Politeama e ficou só com a pensão.Nós fomos nos distanciando devido as nossas moradas cada vez mais distante.A ultima noticia foi quando vi minha mãe chorando porque viram Dona Ocarlina , na rua, com vestido com a metade da bainha desmanchada e toda suja. Era difícil imagina-la assim, já que era extremamente vaidosa e muito elegante. Ela teve a mesma doença do seu marido. Logo depois vi novamente minha mãe em prantos devido a sua morte.
Nunca mais ouvi falar dos filhos ou das irmãs da Dona Ocarlina.
Mas aprendi muito com a Ninita, que hoje deve ter uns 2 ou 3 anos mais velha que eu, se é que ainda existe.Com ela freqüentava os seriados e filmes do FU-MAN-CHU no cinema Politeama.Era igual as novelas de hoje.Só que demorava uma semana pra gente seguir o próximo capitulo.Até o episódio seguinte, imaginávamos mil coisas.Era uma delicia.Muitas saudades do período do cinema Politeama.

LEMBRANÇA INFANTIL



Houve uma época, lá pelos meus 9 ou 10 anos, que minha mãe achava que eu deveria trabalhar fora.Como ela fora assim educada,trabalhando desde menina,ela então cismou me ver em atividades fora de casa.Na sua simplicidade, eu deveria arrumar um modo de trabalhar como ajudante de balconista, de costureira ou qualquer modo,pra ela leve,que me levasse a seguir uma disciplina e responsabilidade.O serviço doméstico, pra ela, não era trabalho. Nesse tempo, ela fazia ponto paris em todo o enxoval da minha professora de bordado.Em troca, a minha professora noiva me dava aulas de ponto atrás, corrente, matiz, crivo e tal.Então, chegava da escola, almoçava, arrumava a cozinha, ia pra aula de bordado ( 3 vezes por semana) e em seguida saia para procurar emprego.
Emprego, nunca procurei.Então ia para as bibliotecas.Uma estadual e a outra municipal.Eu alternava.Entrava á tarde e só saia quando a biblioteca fechava.Chegava em casa e mentia descaradamente dizendo: ¨mãe, andei, andei e não consegui arrumar nada.Meus pés estão até doendo de tanto andar e procurar¨...então, foi assim que lia todos os gibis(não sei que nome se dá hoje.São revistas em quadrinhos que não podia comprar.)Tico-tico,Mandrake, Brucutu,Historias de faroeste e tal.Depois, comecei a ler livros especiais para juventude sugeridos pela responsável da biblioteca.De formas que aos 9 ou 10 anos já tinha lido quase toda a obra do Monteiro Lobato, Julio Verne, José de Alencar,Irmãos Griman, e milhões de contos de fada, Alice no País da Maravilhas e por ai vai...virou um vicio.Toda vez que estava com algum problema de família ou pessoal, me enfiava na leitura.Esquecia tudo.Me sentia dentro da leitura,vivenciando as aventuras e emoções dos personagens.Hoje, sou considerada pelos amigos como uma leitora compulsiva.Não sei dormir sem ler algo.Se não tiver nada, leio os Anúncios Populares ( vende-se, aluga-se ...)do jornal.
Quando me lembro de tudo isso, aos quase 71 anos,vejo e sinto como fui abençoada num contexto tão difícil.
Me senti muito protegida quando nos dois vestibulares que prestei,os textos para interpretação eram de autores que tinha lido aos 9 ou 10 anos de idade.É ou não é muita proteção?

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Noticias Inadequadas


Noticias Inadequadas

Não sei o que acontece com o pessoal da portaria do prédio onde moro.Qualquer novidade eles, não sei pq razão,ligam o interfone e dão a noticia.Começa assim: “ você conhece o fulano?” Eu respondo: “não.”Eles continuam: “ele ou ela é filha da beltrana casada com fulano. Continuo negando.(são 13 andares com seis apartamentos por andar).Insistem:¨ aquela pessoa, que tem o cabelo X, é muito boa pessoa e tem filhos assim e tal...¨ Começo a ficar aflita, pois só agora, depois de aposentada nos dois cargos, consigo saber das pessoas que moram aqui, já que sempre sai as 8 horas da manhã e só retornava as 23 horas.Continuo negando.O porteiro ou porteira começa a se impacientar e afirma: ¨é claro que conhece, não está é lembrando...¨, respondo pra ficar livre: Ah! Agora to lembrando( mentira, não tenho a menor noção de quem seja). O ou A porteiro arremata fulminante: ¨ele ou ela morreu.O corpo será velado em tal local e as tantas horas será enterrado, você vai?¨ Estupidamente e em choque pergunto: ¨Aonde?¨ Há!.. Geralmente as noticias de tal porte são dadas quando estou ensaboada tomando banho.Então, molhada e embrulhada na toalha, pingando a casa toda,dou as respostas possíveis.A seguir, enxugo a casa toda, e aviso a todos os seres invisíveis, se é que estão por aqui, a minha decisão de me recusar a voltar a esse planeta(caso exista mesmo reencarnação) sem um mordomo ou governanta e tal pra resolver esses pequenos problemas domésticos.To rindo...
Se alguém foi hospitalizada é a mesma novela.Ou então, alguém te telefona e já sabe onde mora, o nº do seu apartamento e o andar, evidenciando que os dados são da lista telefônica.Aí, você ta lavando a cozinha, ou, tomando banho, ou saindo depressa pra rua, ou, pintando o cabelo que não pode ficar além de tantos minutos com a química nos cabelos, ou, qualquer atividade que não possa parar.Então, você atende e o desenrolar é mais ou menos assim: ¨a senhora mora no aptº tal no andar tal do prédio X? Sim.Respondo.A senhora poderia me chamar o apº tal pq o fone dela não atende e ela mora no mesmo andar que a senhora?Preocupada de ser algo urgente, idiotamente você diz, SIM.¨Agora, se a pessoa está ou não, e vc recorre a portaria , e o tempo ta correndo, procura saber dos vizinhos onde está a pessoa, é outra novela se a pessoa que está aguardando a resposta não aceita nada contra ao que ela espera.Já quase fiquei careca com tintura além do possível nos cabelos, enrolada com tal tipo de telefonema.Será que isto só acontece em cidades pequenas?

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Oração Celta


POEMA TRADICIONAL A BRIGIT

Tógfaidh mé mo thinne inniu
i láthair na nDéithe naofa neimhe,
i láthair Bríd is áille cruth,
i láthair Lugh na n-uile scéimh,
gan fuath, gan tnúth gan formad,
gan eagla gan uamhan neach faoin ngréin,
agus NaohmMháthair dom thearmann.
A Dhéithe, adaígí féin i mo chroí istigh aibhleog an
ghrá
Dom namhaid, do mo ghaol, dom chairde,
don saoi, don daoi, don tráill,
ón ní ísle crannchuire
go dtí an t-ainm is airde.

Tradução:

Eu construo meu fogo hoje
na presença dos Deuses Sagrados do Céu.
na presença de Brigid da forma bonita
na presença de Lugh de todas as belezas
sem ódio, sem inveja, sem ciúmes,
sem medo ou horror de ninguém sob o sol
porque meu refugio é a Mãe Sagrada.
Ó Deuses, acendam o fogo de amor dentro do meu coração,
por meus inimigos, por meus parentes, por meus amigos
pelo sábio, o ignorante, e o escravo
da coisa mais humilde
até o nome mais alto.
Faça uma visita lá e ficará encantado.
clique aqui

http://acasadafada-jacque.blogspot.com/

terça-feira, 14 de junho de 2011

PRECE CELTA






Uma Prece ao Melhor de Teu Ser

Que esses escritos levem amor ao teu coração.
Que tudo que é trevoso se afaste de ti.
Que tu te encantes com o presente da vida.
Que tua alma seja curada na luz.
Que teus pensamentos sejam justos.
Que tuas mãos sejam curadoras.
Que teu trabalho te dignifique.
Que tu sejas querido na prece dos outros.
Que teu olhar revele o brilho do Eterno.
Que tu tenhas consciência da Sagrada Presença.
Que tu vejas algo lindo, mesmo num dia cinzento.
Que tu não deixes passar um grande amor...
Que teu coração seja generoso, como o sol.
Que teus passos sejam honrados.
Que a perda de alguém querido não te seja um fardo.
Que os reveses de tua vida sejam lições de sabedoria.
Que tu aprecies muitas canções, e se encante com elas.
Que tu não tenhas medo de amar.
Que tuas emoções não te sejam um peso.
Que tu honres aos teus pais e teus ancestrais.
Que tu sejas um bom exemplo de vida para teus filhos.
Que tu atravesses a vida com assombro e admiração.
Que a chuva lave tuas mágoas e te renove o viver.
Que tu saibas se abrir, para a vida te dizer algo justo.
Que teus lábios estejam sempre fechados para queixumes.
Que, por mais que te atentem, não traias teu coração.
Que tu saibas perdoar, aos outros e a ti mesmo.
Que tu tenhas sabedoria para corrigir teus erros.
Que tu não vejas a cor da pele dos homens, mas a luz neles.
Que o mal não faça morada em teu coração.
Que tu não valorizes aquilo que rebaixa o teu espírito.
Que nada te afastes da luz e do amor verdadeiros.